quarta-feira, 9 de maio de 2012

Cibercultura e Educação

A Educação à distância parece se tornar cada vez mais uma educação sem distâncias. As evoluções tecnológicas e as ferramentas trazidas pela web 2.0 proporcionam uma mistura de saberes e uma autonomia no que diz respeito ao "aprender a aprender". No ponto de vista do educador, a rapidez com que o processo de informação torna-se disponível o força a evoluir no sentido de promover novas competências que lhes permitam adaptar-se às novas exigências do mundo. O maior desafio da escola do futuro é quebrar o paradigma mecanicista de memorização de conteúdos para começar a atuar na formação de alunos capazes de dominar a aquisição de conhecimentos, dotados de capacidade de saber pensar, de ter sentido crítico e de ser criativo. Formar pessoas aptas a solucionar problemas com que irão se debater ao longo da vida. Abaixo seguem alguns artigos para ampliarmos a discussão.




SUGESTÕES DE LEITURA COMPLEMENTAR

http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/7767/1/Afirse%202008.pdf
http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/3223
http://compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/view/144/145
http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/7056


Nenhum comentário:

Postar um comentário